sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MAIS UM "PROJETIM"

Fiz essa animacao a partir de colagens no Photoshop. Depois no After animei os layers. E finalmente sincronizei e coloquei os efeitos sonoros no Premiere.


O texto foi feito por mim na hora do café (fui rascunhando em papel de pão mesmo...rsrsrs). E ainda pude contar com a colaboração do Professor Alonso Gonçalves, quem fez a locuçao no videozinho.


Vejam Storyboard e o videozinho:

A idéia é fazer um video lúdico simulando as quatro estações do ano. Para isso foi usado um mesmo quadro/cenário que contém uma árvore no campo. Para representar as características de cada estação será usado elementos como o céu, folhas e flores da árvore, etc… Cada estação será composta por um dia e uma noite que será devidamente marcado na timeline do After Effects.




CENAS 1 e 2 (VERÃO) – Como na cena da primavera foi usado recortes de fotos de banco de imagens no céu, lua e estrutura da árvore. Já as folhas e o sol foram usados elementos gráficos através das ferramentas do Photoshop. Além disso, foi usado também ferramentas de iluminação/ saturação. Haverá da mesma forma transição do dia para a noite e ao anoitecer cairão algumas gotas de chuva e depois o céu limpa mostrando a lua e algumas estrelas com um resto de nuvens.
Ferramentas e Efeitos pretendidos:
. Transição do do sol no céu entre as nuvens (idem da estação anterior). Para as folhas foi utilizado a ferramenta carimbo para encher a árvore de flores e também a Magic Tool e Brush Tool para colorir a copa da árvore de verde.
. No After a pretenção é usar além dos recursos ja explicados no quadro da Primavera, mais um efeito será usado: o CC Rain , que será o responsável pela chuva.




CENAS 3 e 4 (OUTONO) – Como nos quadros anteriores foi usado recortes de fotos de banco de imagens no céu, lua e estrutura da arvore. Ja as folhas e o sol foram usados elementos gráficos através das ferramentas do Photoshop. Foi usado tambem ferramentas de iluminacao/ saturacao. Haverá da mesma forma transicao do dia para noite. Cairão folhas da arvore dia e noite.

Ferramentas e Efeitos pretendidos:
. Transição do do sol no céu entre as nuvens (idem da estação anterior). Para as folhas foi utilizado a a Magic Tool e Brush Tool para colorir a copa da árvore para um tom meio laranja, para indicar que essas estão secas.
. No After a pretenção é usar todos recursos já explicados nos quadros anteriores em relacao a passagem de tempo. Será usado ainda os recursos “easy” para suavizar a caída das folhas (que estao recortadas e separadas por layers).




CENAS 5 e 6 (INVERNO) – Como nos quadros anteriores foi usado recortes de fotos de banco de imagens no céu, lua e estrutura da arvore sem folhas. Foi usado tambem ferramentas de iluminação/ saturação. Haverá da mesma forma transição do dia para noite. Serão usadas cores mais frias para transmitir idéia de frio. A noite terá uma leve névoa/neblina.

Ferramentas e Efeitos pretendidos:
. Para o movimento do Sol entre as nuvens, idem dos demais. Para os galhos secos foi utilizado uma foto de uma árvore seca com alguns recortes no Photoshop para deixar as estruturas parecidas. Como carácteristica dessa estaçao a vegetaçao apresenta a seca por isso foi usado o Brush Tool para colorir o solo de uma cor mais parda.
. No After a pretenção é usar além dos recursos ja explicados nos quadros anteriores em relacao a passagem de tempo. Para a neblina usaremos as ferramentas de iluminação e opacidade.





CENAS 7 e 8 (PRIMAVERA) – Na primavera foi usado recortes de fotos de banco de imagens no céu, lua e estrutura da arvore. Já as flores e o sol foram usados elementos gráficos através das ferramentas do Photoshop. No video, o sol começará no canto superior direito e morrerá no meio do lado esquerdo do video. Momento que haverá transiçao para a noite. Durante as duas cenas cairão flores no solo.
Ferramentas e Efeitos pretendidos:
. Para que o sol transite no céu entre as nuvens, foi necessario “separar”o ceu azul das nuvens (já que se trata de uma foto chapada). Para isso, as nuvens foram recortadas e foi criado um fundo azul separado (em layers diferentes) no Photoshop. Para as flores (que é o fator principal que caracteriza a primavera) foi utilizado a ferramenta carimbo para encher a árvore de flores e também a Magic Tool e Brush Tool para colorir a copa e o solo em volta da árvore.
. No After a pretenção é usar os recursos do Transform para dar movimento tanto no sol quanto nas nuvens. Ferramentas de iluminação/saturação também serão aplicados em todos os elementos para dar uma continuidade gradativa na passagem de tempo (dia/noite).



VEJAM O VÍDEO: